segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Agora, vou vos dar um resumo sobre um video super ultra mega interessante, que se chama " Construindo o Planeta Terra". (podes vê-lo no youtube)


Um planeta, chamado "Teia" raspou com a Terra, ainda em ebulição e fez com que esta liberta-se alguns detritos que originaram a Lua.
A Terra criou uma crosta devido à chuva de meteoritos. A Lua aproximou-se e originou marés fortíssimas. Começaram a emergir, vulcões, do fundo dos oceanos que libertavam gases e formaram uma atmosfera primitiva. Apareceram fumarolas negras no fundo do mar, que libertaram gases a temperaturas elevadas e que mantinham, estáveis, as proteínas.
Passado milhões de anos, apareceu uma cianobactéria, no fundo do mar, que libertou oxigénio.
Os continentes emergiram, juntaram-se e, com as baixas temperaturas, a Terra congelou. Os vulcões começaram a fazer derreter o "bolo de neve"e a atmosfera aqueceu. A partir daí a temperatura, tornou-se ideal, para a existência de vida. Nasceram, assim as plantas debaixo do oceano, as trilobites e os primeiros vertebrados, as bicaias, que vão dar origem à coluna vertebral.
A radiação do sol origina a camada de ozono. As plantas começam a sair do oceano para o solo e só depois apareceram os animais (um peixe) que se tornaram anfíbios. As plantas começaram a reproduzir-se, por esporos, que continham sementes. Estas, espalharam-se, através do vento, pelo continente. Com uma atmosfera mais rica em oxigénio, começaram a aparecer artrópodes e vários insetos, os quais começaram a pôr ovos. O solo foi ficando pantanoso, as árvores começaram a morrer e a serem cobertas por pedras. Os lagartos deram origem a répteis enormes. Toda a paisagem ficou coberta por lava, vinda do interior da Terra. A extinção em massa denomina-se Bérmica. As eupções cobriram a atmosfera de dióxido de enxofre. A água secou e as plantas morreram, não existindo qualquer sinal de vida. Os oceanos ficaram rosados e, em simultâneo libertaram bolhas de gás metano, o que conduziu a um aumento da temperatura da atmosfera. Morreram, então cerca de 95% das criaturas. 
O planeta foi-se alterando ao longo de milhões de anos e começou a surgir a vegetação. Dos 5% que sobreviveram, originaram os dinossauros. Devido aos terramotos, a crosta terrestre separou-se. Da decomposição dos peixes (mortos) formou-se o petróleo. Com a separação da crosta terrestre, formou-se o oceano atlântico e, no centro deste, nasceu um vulcão. Apareceu então uma criatura, com cerca de 6 m, nadando a cerca de 40 km/h. Esta criatura, o Pleossauro, tinha dentes com 30 cm de comprimento e pesava tanto como um camião. 
Um asteróide embateu então, criando uma onda de impacto. A milhares de quilómetros ocorreu, então uma tempestade de meteoros e terramotos. Apareceram os mamíferos, que se foram reproduzindo e evoluindo. As placas tectónicas colidiram e originaram o Monte Evereste (a maior montanha do mundo). Este alimenta mais de metade da população mundial. Seguidamente apareceu o Australopiteco e África tornou-se numa savana. De seguida surgiu o Homo-Erectus e assim a África e a Ásia ficaram mais próximas. Posteriormente apareceu o Homo Sapiens Sapiens, o qual se expandiu pela Europa, Ásia e África. Ocorreu então o inicio da Era Glaciar. Há cerca de 20 m.a. atrás a Era Glaciar é interrompida e os continentes emergiram. 
Em conclusão, com este filme ficamos a saber como se formou o nosso belo planeta.

Espero que tenham ficado a saber muito mais sobre o nosso planeta, tal como eu!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário